Sobre o livro
“SAMBA E PANDEMIA: 2021 – O Ano em que o Samba Parou” é uma obra da escritora Sara Negritri, premiada pelo Programa de Ação Cultural (PROAC), edital do Governo do Estado de São Paulo. O livro convida, ao longo das suas 200 páginas, à reflexão acerca das histórias contadas de forma singular e das experiências vividas pelos sambistas e gestores do Carnaval, que leva em consideração o profundo impacto da pandemia de covid-19 na cadeia produtiva do Carnaval.
O livro conta com a participação de importantes personalidades do samba, entre elas Alexandre Magno (presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas – UESP), Kaxitu Campos (presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba – Fenasamba), Demis Roberto (vice-presidente da UESP), Sr. Carlão do Peruche – o último cardeal do samba vivo, presidentes e integrantes de agremiações carnavalescas, integrantes da Embaixada do Samba, como seu Fernando Penteado, Paulo Valentim, Mestre Gabi, Mestre Coca, dona Laurinha H e outros.
Tadeu Kaçula dá a sua contribuição, fazendo um resumo aprofundado de suas vivências e pesquisas. “Do meu ponto de vista, este livro é uma obra sociológica importante para analisarmos as relações do trabalho, a precarização da produção artística nas periferias de São Paulo, a ausência de políticas públicas nas áreas da saúde, do trabalho e da renda, saneamento, mobilidade e desenvolvimento humano. Além disso, esta obra nos permite compreender o importante papel do samba como um instrumento de sociabilidade e aquilombamento da população preta e pobre das periferias de São Paulo”, ressalta.
O prefácio é assinado pelo arte-educador, teólogo, advogado, especialista em direito legislativo e doutorando em direito pela Universidad Nacional Mar del Plata, na Argentina, Ruy dos Santos Siqueira. “A autora consegue ao mesmo tempo colocar os entrevistados como protagonistas e também ser a protagonista. A sua mão invisível e a sutileza da sua intervenção estão presentes de maneira bem poética”, pontua.
Outra personalidade, o Sr. Carlão do Peruche – um dos mais importantes sambistas de São Paulo e o último cardeal do samba vivo, enfatizou o valor da publicação. “Este livro registra a história para que as gerações futuras a conheçam …”.
Já o presidente da UESP, Alexandre Magno (Nenê), uma das principais influências da autora no mundo do samba paulistano, concluiu. “O livro não tem apenas o recorte da questão da saúde mental, ele também tem o recorte da questão histórica. O leitor terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a UESP e as suas relações com os seus artistas. Ele traz à tona as pessoas que, talvez, estariam sendo invisibilizadas e procuramos trazer muita luz para elas: mostrar que elas existem e são braços fortes para o Carnaval – uma festa que arrecada milhões, gera emprego e renda. Enfim, falar um pouco da história dessas pessoas que fazem uma festa gigantesca e ninguém sabe quem são”, destaca Nenê.
Silvana Inácio
HIstória
O livro conta com depoimentos reorganizados de importantes figuras do Carnaval de São Paulo, trazendo suas experiências e vivências sobre a origem, a raiz das Escolas de Samba, o Carnaval e o impacto de não ter tido o Carnaval de 2021. Um importante registro histórico. O samba pela raiz! O samba como resistência.
agradecimentos
Agradeço a todo apoio:
Governo do estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia criativa do Estado de São Paulo, Proac.
Agradeço toda parceria:
UESP, Samba Autêntico, FENASAMBA,
Jaozin Fotografia, HR Contabilidade, Ilustra Agência Digital, MCLANCE, Camaleão Lucido, Si Comunicação, Mia_lab.
Agradeço às Entidades Carnavalescas:
UESP, FENASAMBA, Samba Autêntico, CDMS.
Agradeço ao Kaxitu Campos, ao Alexandre Magno-Nenê e ao Demis Roberto.
Agradeço ao Ruy Siqueira, Ivan Fernandes Gomes, Bruno Sanches
Agradeço ao Carlos Machado e Elaine Paulino.
Agradeço às pessoas da Embaixada que deram depoimento:
Seu Carlão do Peruche e Sônia (esposa), Fernando Penteado, Maria Aparecida Dias dos Santos (Nena), Sr H (Dirceu), Luizinho do Pandeiro, Mestre Coca, Paulo Valentim, Nelson Amaro, Duda Ribeiro, Laerte Lossaco, Laurinha, Odette Carvalho, Mestre Gabi, Edson Prado.
Agradeço a cada integrante das Agremiações Carnavalescas que deram depoimento:
Não Empurra que é Pior
Unidos dos Palmares
Mocidade Independente da Zona Leste
Afoxé Omo Odé
Unidos de São Lucas
Unidos do Guaraú
Peruche
Caprichosos do Piqueri
Filhos do Zaire
Principe Negro.
Outras entrevistas:
Rose (Lavapés- atual Lavapés Pirata Negro), Jocimar Martins (A voz do Samba), Cavanha (CUFA), Annelise Godoy (Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões de Trabalhadores da Cultura), Digão (Bença Madrinha), Robson de Oliveira (Comandante do Samba), Tia Neide, Maria Rosangela Anselmo Moreira (Vale Encantado), Dani (Vale Encantado), Marcelo (Tupi), Cleuza (Lavapés Pirata Negro), Érica Cristina de Morais e Milton (Trabalhadores do Carnaval).
Agradeço a colaboradores e outros:
Tainã (Clara Bóia), Flávia, Maitê Freitas, Maynard Stuart Farrell (Camaleão Lúcido), Marco.Z.X, Aline, Marta, Beatriz, Helen Glayce, Bruno, Bruna Candido Consultoria Jurídica, Gitana, Inês Ferreira- @inestimavelmundo, Cassiane, Adriana Lopes, Carlos, Adriana e Junior, Doroteia, Mara, enfim, a todos os que colaboraram para que o projeto chegasse onde era pra chegar.
#governodoestadodesaopaulo
#secretariadecultura
eeconomiacriativadoestadodesp
#proac
CONTRACAPA
A Autora/ Escritores convidados
Onde comprar ?
Mercado Livre
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet
Amazon
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet
Shoppe
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet