ADINRKA-TRI
O QUE É
O jogo da memória foi criado para contribuir com ensinamentos sobre valores nobres africanos e afro-brasileiros de forma interativa, conectando educação, ancestralidade e ludicidade. A proposta central é fortalecer a memória, o corpo e a mente através do brincar, reafirmando a continuidade da voz e dos valores civilizatórios africanos na diáspora. Ao resgatar a sabedoria ancestral, o jogo promove o conhecimento de valores como respeito, solidariedade, equilíbrio, generosidade e sabedoria coletiva.
Em meio à hiperconexão digital e à perda da memória cultural, o Adinkra-Tri propõe uma pausa reflexiva: um espaço de reencontro com a ancestralidade, de exercício cognitivo e emocional, de escuta e partilha.
Sara Negritri
O que são Adinkras
Os Adinkra são um antigo sistema africano de escrita, formado por símbolos visuais originários do povo Akan, de Gana (África Ocidental), que representam conceitos filosóficos, morais, espirituais e sociais. Cada símbolo expressa um provérbio, ensinamento ou valor para a vida. Utilizados há séculos em tecidos, peças da realeza e construções, servem como uma linguagem gráfica de sabedoria, memória e identidade.
Como funciona o jogo
O “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é composto por 52 cartas ilustradas com símbolos Adinkra, acompanhadas de seus significados e pronúncias originais de Gana, acessíveis por QR nas cartas. O objetivo é formar pares de símbolos iguais, aprender suas pronúncias, significados e aplicações práticas. Quem acertar dois pares seguidos torna-se “o sábio da vez”; quem doa sua jogada ganha pontos extras por demonstrar cooperação e autocontrole.
O jogo gira em torno do desafio de recuperar a memória dos anciãos, encontrando pares de símbolos e compartilhando seus ensinamentos. Cada rodada é um exercício de aprendizado, reflexão e diversão. Durante as partidas, os jogadores desenvolvem memória, atenção e habilidades cognitivas, além de internalizar valores civilizatórios. As regras podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias e contextos — escolar, comunitário ou familiar. O jogo é um importante aliado no combate aos estereótipos sobre a cultura africana presentes na educação brasileira.
Indicação do jogo
O “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é indicado para crianças, jovens e adultos, especialmente crianças a partir de 7 anos em contextos escolares, estudantes e professores de artes, história, cultura afro-brasileira e áreas afins, participantes de oficinas culturais, eventos comunitários e grupos tradicionais, famílias e educadores que valorizam a ancestralidade africana e a educação não racista. O jogo desperta interesse em quem busca conhecer, celebrar e transmitir a sabedoria africana de forma leve, bela e significativa.
IMPORTÂNCIA
Mais do que um jogo
O “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é um instrumento de reeducação cultural, cognitiva e ancestral, resgatando memórias apagadas e celebrando a sabedoria da humanidade através dos povos africanos. É um convite para que cada jogador — criança, jovem ou adulto — se reconheça como parte de uma história viva, plural e sagrada.
OBJETIVOS GERAIS
• Valorizar a cultura africana e afro-brasileira por meio dos símbolos
Adinkra.
• Estimular o aprendizado da sabedoria ancestral de forma lúdica e
interativa.
• Promover o desenvolvimento da memória, do raciocínio e da
cooperação.
• Contribuir para a formação cidadã, ética e cultural dos participantes.
• Fortalecer a autoestima e o sentimento de pertencimento de afrodescendentes.
MISSÃO DO JOGO
Sua missão é simples, mas poderosa:
Encontrar os pares de símbolos Adinkra, lembrar seus significados e
como aplicar na vida.
A cada par encontrado, é uma parte da sabedoria dos antigos que
volta à vida e você reacende uma memória ancestral.
